quarta-feira, 29 de junho de 2011

PLANTÃO INICIA DIA 04 DE JULHO

     A Diretora Municipal de Educação Infantil, Maria Bernardete Pereira Martins comunica aos educadores dos Ceis que atuam no interior que o recesso do mês de julho terá início no dia 04/07/2011 e término no dia 27/07/2011, sendo que nos dias 28 e 29/07/2011, os educadores deverão escolher um CEI dac Cidade e participar dp planejamento por etapa e entregar a Direção da Educação Infantil dia 29/07/2011 até as 17:00 Horas. 

terça-feira, 28 de junho de 2011

Gestores serão treinados para evitar desperdício de recursos

Para prevenir erros e evitar gastos indevidos na execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) promove nesta semana capacitação e visitas de acompanhamento a escolas públicas de Tefé (AM) e de Garanhuns (PE).

Em Garanhuns, a capacitação será no dia 30 de junho e terá a participação de 150 gestores locais e de 19 prefeituras da região. Já o treinamento em Tefé deve reunir, no dia 1º de julho, cerca de 100 agentes envolvidos com a gestão do PDDE, entre dirigentes de escolas e técnicos da prefeitura local e de outros sete municípios da região.

Durante o curso, técnicos do FNDE vão mostrar como deve ser a execução do programa, desde o processo de adesão até a prestação de contas.

“Nossos principais objetivos são evitar erros na aplicação dos recursos, aprimorar a execução e restringir ao máximo a possibilidade de suspensão da transferência financeira do programa, que acarreta grandes prejuízos para a educação”, afirma o coordenador geral de apoio à manutenção escolar do FNDE, José Maria Rodrigues.

Nas visitas de acompanhamento às escolas, os técnicos do FNDE conhecerão a execução do PDDE em cada unidade de ensino e esclarecerão dúvidas sobre a destinação correta do dinheiro recebido do governo federal.

Criado em 1995, o programa repassa recursos diretamente às escolas para despesas com pequenos reparos, manutenção da infraestrutura ou compra de material de consumo e de bens permanentes, como geladeira e fogão. O programa também financia a educação integral e o funcionamento das escolas nos fins de semana, entre outras ações. O orçamento do PDDE para 2011 é de R$ 1,5 bilhão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

COMUNICADO

    A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos comunica que não haverá aula nesta segunda-feira (dia todo)e terça-feira (manhã), o motivo é as baixas temperaturas registradas no munípio nestes dias. 
    Preferimos parar estes dois dias e garantir a integridade fisica de nossos alunos, evitando assim doenças nesta época do ano, muito comuns em locais de clima frio.  

domingo, 26 de junho de 2011

Morre ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, aos 65 anos

Foto: DivulgaçãoMorreu na noite do último sábado, o ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza, de 65 anos, depois de sofrer um infarto fulminante em São Roque, no interior de São Paulo. Ele estava na cidade passando o feriado de Corpus Christi.

De acordo com a assessoria do governo do Estado de São Paulo, Paulo Renato chegou a ser socorrido, mas acabou não resistindo. O velório acontece neste domingo, às 10h na Assembleia Legislativa de São Paulo.

Políticos lamentaram a morte do ex-ministro através de mensagens via rede social de microblogs Twitter. "Foi-se Paulo Renato, meu querido amigo, um dos maiores homens públicos do Brasil. Foi um grande secretário e um grande ministro da Educação", escreveu o ex-governador de São Paulo José Serra.

O secretário estadual da Cultura de São Paulo, Andrea Matarazzo, considerou o fato uma "grnade perda". "Grande perda para o Brasil e para os amigos o falecimento do Paulo Renato de Souza", escreveu.



Histórico
Paulo Renato era natural de Porto Alegre, e se formou pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul no curso de economia.

Ele foi um dos fundadores do PSDB, atuou como Ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 2002, e Secretário de Educação do Estado de São Paulo no governo de José Serra, entre 2009 e 2010.

Entre seus feitos à frente do cargo de Ministro da Educação estão o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Nos últimos anos, o ex-ministro não ocupava nenhum cargo público e atuava como consultor, principalmente em projetos direcionados à educação, em empresas da iniciativa privada.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Olimpíada de matemática - Dilma entrega 500 medalhas e lembra importância da educação

Presidenta afirmou que jovens devem ter domínio da linguagem e compromisso com a matemática (foto: Roberto Stuckert Filho/PR)Durante a solenidade de entrega das medalhas de ouro da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), a presidenta da República, Dilma Rousseff, ressaltou o papel da educação para o crescimento econômico e social do Brasil. Acompanhada pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, a presidenta cumprimentou mais de 500 estudantes no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Em seu discurso, Dilma reforçou o compromisso do governo com a educação, a erradicação da pobreza e a criação de empregos. “Acredito que nós estamos em um momento muito especial no Brasil e essa cerimônia exemplifica todo o potencial de nosso país de criar uma sociedade que dê oportunidades aos nossos jovens”, disse ela.

Para a presidenta, “todo jovem brasileiro tem que ter domínio da linguagem e compromisso com a matemática, que são pré-condições para todos os outros conhecimentos”.

Dentre os 19,6 milhões de inscritos nesta edição da Obmep, cinco estudantes se consagraram pentacampeões do concurso. Um deles é Henrique Gasparini do Nascimento, de 15 anos, medalhista de ouro desde a segunda edição da Olimpíada. Para Henrique, a chave do sucesso é dedicar-se todos os dias e sempre querer aprender. “Os professores ensinam o que vai cair nas provas e o que devemos saber para o nosso dia a dia. Quanto mais dedicação, mais conhecimento é absorvido”, garante.

Outro destaque da Obmep foi o município piauiense de Cocal dos Alves, que, com apenas 5.600 habitantes, recebeu 12 medalhas. Os estudantes José Márcio de Brito, 15 anos, Antônio Wesley Vieira, 13 anos, Clara Mariane de Oliveira, 13 anos, e Sandoel de Brito Vieira, 17 anos, receberam quatro das cinco medalhas de ouro do estado do Piauí.

A Obmep surgiu para estimular o estudo da matemática, revelar talentos e criar um ambiente diferente e motivador na escola. Os estudantes mantêm contato com questões interessantes e desafiadoras e são estimulados a trabalhar em grupo. As provas são dirigidas a alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio das redes municipal e estadual.

A primeira olimpíada de matemática foi realizada em 2005, com a participação de 10,5 milhões de alunos, de 31 mil escolas. Na edição de 2010, foram reunidos 19,6 milhões de estudantes de 44,7 mil escolas públicas em 99,16% dos municípios brasileiros. Os sucessivos recordes de participação fazem da Obmep a maior competição de matemática do mundo.

A olimpíada é realizada pelos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia e pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Conta ainda com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).

FESTA DE SÃO JOÃO NO CEI GRACI MARIA REDUGÉRIO DA SILVA






Ocorreu na Tarde desta quarta-feira, no Cei da localidade de invernadinha a Festa em homenagem a São João, contando com os alunos, professores, funcionários e pais da comunidade. A Diretora de Educação
Infantil  Maria Bernadete Pereira juntamente com a Nutricionista Claudia Aparecida Córdova Barbosa, estavam presentes no evento que contou com a presença da comunidade escolar local.

PROJETO HORTAS ESCOLARES




A Equipe da Secretaria Municipal da Agricultura esteve visitando a EEBM Jarbas Amarante Ferreira, localizada na localidade do Boava, interior do munícipio na tarde de terça-feira (21). O objetivo da visita foi implantar o projeto Horta Escolar.
Neste primeiro momento foi feito um levantamento do local, das ferramentas exixtentes e do material a ser usado no projeto. Segundo o Secretario Municipal de Agricultura e Abastecimento, Manoel Nascimento Pereira os alunos das séries finais do ensino fundamental aceitaram bem a proposta e se comprometeram a colocá-la em prática. Os alunos iram trazer adubo orgânico, calcário, mudas de temperos e ervas medicinais. será feita uma estufa para as mudas de hortaliças. Em breve este colégio ganhará uma  horta escolar modelo.
   Além da horta será trabalhado a Educação Ambiental, Compostagem Orgânica do lixo com o objetivo de produzir o adubo na própria escola.  

PROJETO ESCOLA ATIVA

       Aconteceu na tarde de ontem ( Terça 21) o encontro dos professores da rede municipal de educação que atuam nas escolas do interior de pré ao 5 ano e mais os estagiários do 3 e 4 Magistério da EEB São José, estiveram reunidos na Casa da Cultura, onde foi repassado a proposta de alfabetzação e letramento.
     Hove também oficinas de artezanato voltado para a interdisciplinaridade e dando um enfoque muito especial na alfabetização da sensibilidade, a coordenação ficou a cargo da supervidora da rede municipal de educação, professora Geni Oliveira Rosa.     





terça-feira, 21 de junho de 2011

Qualidade da educação básica será avaliada em novembro

Entre os dias 7 e 18 de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) aplicará as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil. As avaliações vão aferir o conhecimento de estudantes brasileiros em matemática, com foco em resolução de problemas, e língua portuguesa, com ênfase em leitura. Portaria publicada nesta sexta-feira, 17, define a forma de aplicação dessas provas.

Participarão da Prova Brasil todas as escolas com 20 ou mais estudantes matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede pública, localizadas nas zonas urbana e rural. As escolas com esse perfil serão identificadas na base de dados do censo escolar, que considerará as informações prestadas até o dia 14 de agosto de 2011.

Já para a amostra do Saeb serão avaliadas as escolas que tenham de dez a 19 alunos matriculados no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular público, e os estabelecimentos de ensino com dez ou mais estudantes no quinto ano (quarta série) e no nono ano (oitava série) do ensino fundamental regular da rede privada. As escolas com dez ou mais estudantes na terceira série do ensino médio regular das redes pública e privada também participarão da amostra.

Os resultados obtidos nas avaliações serão usados no cálculo das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de cada unidade escolar pública, município, unidade da federação e país.

Veja aqui a portaria que sistematiza o Saeb/Prova Brasil 2011 (Avaliação Nacional da Educação Básica – Aneb e Avaliação Nacional do Rendimento Escolar – Anresc)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

SECRETARIA RECEBE NOVOS MOBILIÁRIOS






A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos recebeu na manhã desta segunda-feira (20) o primeiro lote do mobiliário escolar. Este lote faz parte do projeto PAR  MEC/FNDE do Governo Federal em convênio com a Prefeitura Municipal. Todas as escolas municipais receberão mobiliários novos possibilitando uma melhora significativa na qualidade da educação, é a primeira vez na história do município que será trocado os móveis de toda rede municipal. A equipe da Secretaria Municipal de Educação trabalhou de maneira incansável para que este projeto se concretizasse, na semana que vem chegará o segundo lote de móveis.
    Segundo informações do Ministério da Educação, o munícípio é o primeiro da região serrana a receber os móveis, e isso só foi possível devido a rápida agilização dos tramites burocráticos.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Projeto Acorde

 A Secretaria Municipal de Educação de São Joaquim, Estela Maris Mariot Chiodelli esteve na tarde de ontem, Quinta-Feira ( 16 ) participando de importante reunião sobre o projeto Acorde na SDR.
    A Secretaria enfatizou que sua pasta está a disposição e que a parceria entre todos os órgaõs possibilitará o crescimento do Turismo em São Joaquim; estiverem presentes várias autoridades. Para finalizar destacou que a educação é sem dúvida um fator importante para o crescimento do turismo em São Joaquim.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Governo vai adquirir revistas pedagógicas para o professor

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai adquirir revistas pedagógicas para auxiliar o trabalho do professor da rede pública e do gestor escolar. Destinadas a aprimorar o processo de ensino e apoiar a formação e atualização do corpo docente, da equipe pedagógica e dos diretores das unidades de ensino, as publicações serão enviadas às escolas públicas de educação básica ao longo dos próximos três anos, de acordo com sua periodicidade.

O edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE Periódicos) está disponível no sítio eletrônico do FNDE. Editores interessados podem pré-inscrever seus periódicos a partir desta quinta-feira, 16, até 29 de junho. A entrega dos exemplares para avaliação será de 4 a 6 de julho. As revistas devem ter periodicidade mínima anual de quatro edições e máxima de 12. Cada edição deve apresentar entre 32 e 64 páginas completas de conteúdo editorial.

Segundo o diretor de ações educacionais do FNDE, Rafael Torino, Serão selecionadas revistas para três categorias distintas: educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental (até quatro periódicos); séries finais do ensino fundamental e ensino médio (até seis periódicos); e gestão escolar (até dois periódicos). Cada publicação pode concorrer em apenas uma das categorias. Escolas com maior número de alunos receberão mais exemplares de cada periódico.

Na última edição do PNBE Periódicos, para os anos letivos de 2010 e 2011, o FNDE comprou 11,5 milhões de revistas, beneficiando cerca de 143 mil escolas. Foram selecionados três periódicos para a categoria 1 (educação infantil e anos inicias do ensino fundamental) e quatro para a categoria 2 (anos finais do fundamental e ensino médio).

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Documento que analisa desempenho escolar está à disposição das redes de ensino

O Ministério da Educação lançou nesta segunda-feira, 13, a publicação Jovens de 15 a 17 anos no Ensino Fundamental – caderno de reflexões. O documento é dirigido aos sistemas públicos de ensino que têm matrículas de alunos nessa faixa etária. O caderno aborda as causas desfavoráveis para um bom desempenho escolar e os desafios das redes de ensino e da comunidade na busca de condições adequadas ao aprendizado desses jovens.

Conforme dados da Pesquisa Nacional de Amostra Domiciliar (Pnad) de 2008, citados na apresentação do caderno, a população na faixa de 15 a 17 anos totalizava, naquele ano, 10,2 milhões. Desse contingente, 5,1 milhões cursavam o ensino médio, 3,1 milhões estavam no ensino fundamental e 1,6 milhão não frequentavam a escola. O objetivo do documento do MEC é sensibilizar os sistemas de ensino para esses 3,1 milhões de estudantes que estão no ensino fundamental com idade para o ensino médio.

De acordo com a assessora da coordenação geral de ensino fundamental da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, Sueli Teixeira Mello, o caderno, com 198 páginas, traz um conjunto de reflexões de especialistas convidados pelo ministério para trabalhar o tema. O documento aborda as características socioculturais, o perfil do profissional que vai trabalhar com esse público, a organização pedagógica da escola, financiamento e legislação.

Tecnologia – Além do caderno de reflexões, a Secretaria de Educação Básica vai oferecer aos sistemas de ensino uma tecnologia sobre a superação da defasagem escolar de estudantes de 15 a 17 anos que estão no ensino fundamental.

A preocupação da SEB é que as redes públicas tenham instrumentos para promover o aprendizado desses alunos. A tecnologia poderá ser solicitada por estados e municípios nos planos de ações articuladas (PAR), uma ferramenta de planejamento plurianual da gestão escolar.

A União, estados e municípios também devem, até 2016, oferecer educação pública e gratuita a todas as etapas da educação básica, dos quatro aos 17 anos. Isso foi aprovado na Emenda Constitucional nº 59, em 30 de dezembro de 2009, que determinou o fim da desvinculação das receitas da União (DRU) sobre as verbas federais da educação. Pela Emenda 59, a universalização da educação pública e gratuita dos quatro aos 17 anos é gradativa e deve ser completada em 2016.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Parabéns CLaudia

    Claudia Aparecida Córdova Barbosa, a nossa Nutricionista hoje está de Aniversário, queremos te desejar toda sorte do Mundo, voçê além de colega de trabalho é uma profissional de primeira, nós da Educação gostamos muito de voçê, continue sendo a pessoa legal que nos alegra todos os dias. Parabéns por mais uma primavera.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Professores terão maior prazo para confirmar a sua inscrição

Foi prorrogado o prazo para que os professores indicados para cursos de extensão e aperfeiçoamento oferecidos na Plataforma Freire confirmem sua inscrição. O prazo, que terminava no próximo domingo, 12, foi estendido para o domingo seguinte, dia 19. Esta sexta-feira, 10, é o último dia para que os diretores das escolas indiquem os docentes para os cursos.

Mais de 86 mil vagas estão disponíveis em cursos de extensão, nas mais variadas áreas. Há cursos em todos os estados, com inscrição gratuita feita pela Plataforma Freire. Esse sistema, criado pelo MEC, oferece formação inicial e continuada para professores em todo o Brasil, e deve ser acessado pelo Portal do Ministério.

Especializações – Na próxima segunda-feira, 13, terão início as inscrições para cursos de pós-graduação strictu sensu. A expectativa era de oferecer 3 mil vagas nessa modalidade; entretanto, em todo país, 8 mil vagas estão disponíveis. Ao contrário do que foi feito para os cursos de extensão, nas especializações é o próprio professor quem faz a sua inscrição, também pela Plataforma Freire. Vale lembrar, entretanto, que os docentes inscritos em cursos de extensão não poderão se inscrever nos cursos de especialização.

domingo, 12 de junho de 2011

DIA DOS NAMORADOS - 12 DE JUNHO

O dia nos namorados é mundialmente conhecido como dia de São Valentim.
Na época depois de Cristo, um imperador queria formar um exército, mas os rapazes desistiam da carreira militar para se casar. Com isso, o imperador proibiu os casamentos, mas um bispo de nome Valentim continuou realizando-os às escondidas.
Esses casamentos às escondidas foram descobertos e são Valentim foi preso e condenado à morte, sendo decapitado em 14 de fevereiro de 270 d.C.
Com isso, em homenagem a são Valentim, essa data foi escolhida como o dia dos namorados e foi se difundindo por todo o mundo.
No Brasil, esse costume chegou em 1940, trazido do exterior pelo publicitário João Dória, a fim de agitar o comércio em razão de sua pouca movimentação no mês de junho.
Como o dia 13 de junho é o dia de santo Antônio, mais conhecido popularmente como o santo casamenteiro, escolheram para a comemoração do dia dos namorados o dia 12.
Neste dia os casais trocam presentes, saem juntos para jantar, num clima bem romântico, de reconquistas, para manter acesa a chama do amor.
Alguns presentes podem surpreender os amados, mas os tradicionais também são bem aceitos, como as lindas rosas vermelhas.
Um programa a dois, num SPA, poderá ser uma forma diferente e romântica de relaxar, que surpreenderá o seu parceiro. Um voo de balão também é maravilhoso. Enfim, existem muitas formas diferentes de agradar o amado e tornar o relacionamento mais consistente. Uma cesta romântica também é uma boa forma de agradar. O importante é usar a criatividade e oferecer algo diferente, que deixe seu amor ainda mais apaixonado.
Com tudo isso, o comércio conquistou grandes vitórias, pois as ruas ficam cheias e movimentadas. Uma jogada de marketing que deu certo!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

PREFEITO ENCERRA A SEMANA DO MEIO AMBIENTE






      O Prefeito Municipal de São Joaquim, senhor José Nérito de Souza, acompanhado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desportos Estela Maris Mariot Chiodelli e demais autoridades plantaram na tarde desta Sexta-Feira (10 de Maio) uma muda de árvore da espécie Liquidambar Tyraciflva na praça João Ribeiro.
      Alunos da Rede Municipal de Educação acompanharam o plantio da muda da árvore. A importância do meio ambiente e a conscientização de preserva-lá deve ser diária.Este gesto deve ser repetido sempre que possível pois, quando plantamos uma árvore ajudamos a natureza.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

PROERD


O projeto PROERD iniciou-se no mês de Março, abrangendo as escolas EEBM Octávio Antunes de Souza, EEBM Aristides Ribeiro de Medeiros e EEBM Jurema Hugen Palma. O objetivo do projeto é a prevenção de base sobre drogas e violência (PROERD - Programa Educacional de Resistência as drogas e Volência).
O responsável pelo programa é o soldado Santos, que conta com o apoio total da Secretaria municipal de Educação, Cultura e Desportos.
A formação dos alunos deverá ocorrer no dia 07 de Julho no CEP (Centro de Eventos Paroquial). 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Obras complementares reforçam alfabetização nos primeiros anos

A partir de 2013, os estudantes do primeiro ao terceiro ano da rede pública do ensino fundamental terão em mãos mais um instrumento para o reforço da alfabetização. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar, no próximo ano, 13 milhões de obras complementares aos livros didáticos nas áreas de ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos.

O edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 – Obras complementares) já está disponível no sítio eletrônico do FNDE. Os editores interessados podem inscrever seus títulos de 27 de junho a 27 de setembro. A entrega das obras será de 4 a 7 de outubro. “A proposta é atrair livros com abordagens lúdicas, recursos gráficos e linguagem interessante, para motivar as crianças e auxiliar no processo de alfabetização e no aprendizado”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Serão formados dois acervos por série, cada um com até 30 obras. Os acervos serão distribuídos a todas as escolas públicas que atendam os três primeiros anos do ensino fundamental das redes municipais, estaduais, distrital e federal, na proporção de um acervo para cada turma dessas séries. “O material servirá para atividades individuais e coletivas de leitura, consulta e referência”, diz Torino.

A primeira edição do PNLD Obras Complementares ocorreu em 2010. Na época, foram adquiridos 6,6 milhões de livros, distribuídos para salas de aula de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. “Agora o terceiro ano também será contemplado, pois um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), de julho de 2010, estendeu o processo de alfabetização e letramento de dois para três anos”, explica Rafael Torino. A previsão de investimento para a compra dos novos acervos é de R$ 55 milhões.

terça-feira, 7 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE


       A Secretaria Municipal de Educação fez um mural pela passagem da semana, os alunos contribuíram desenhando o local onde vivem.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sobram vagas para cursos de extensão em 22 estados e no DF

Em 22 estados e no Distrito Federal sobram vagas em cursos de extensão ou aperfeiçoamento para professores de escolas públicas de educação básica. Oferecidos na Plataforma Freire, sistema disponível no Portal do MEC por meio do qual são feitas as inscrições, os cursos são ministrados por instituições públicas, como universidades e institutos federais. Só na Bahia, por exemplo, estão abertas mais de 10 mil vagas para a capacitação dos docentes. Em todo o país, são mais de 87 mil vagas disponíveis. As inscrições foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 10.

No município de Barreiras, interior da Bahia, os cursos de formação no ensino nas áreas de ciências, educação física, geografia e história oferecem 50 vagas em cada uma. No entanto, até esta segunda-feira, 6, o sistema contabilizava apenas três inscrições. De acordo com a professora Maria Aparecida Vasco, coordenadora de organização e atendimento da secretaria de educação do município, os diretores tiveram dificuldade para se inscrever.

Para solucionar casos como o de Barreiras, o Ministério da Educação prorrogou o prazo para inscrição nos cursos. Para receber a formação, os professores devem ser indicados pelos diretores das escolas. O novo prazo para indicação dos professores vai até o próximo dia 10, sexta-feira. Os professores, por sua vez, têm até domingo, 12, para confirmar a indicação feita pelo diretor de sua escola. “Assim teremos muito mais professores inscritos”, previu Maria Aparecida Vasco.

A inscrição é gratuita e deve ser feita pela Plataforma Freire. A formação, também gratuita, é feita no horário de trabalho do docente, sem aumentar a sua carga horária.

Especialização – O período de inscrição para os cursos de especialização também mudou para o período de 13 a 19 deste mês. A pré-inscrição nos cursos é feita diretamente pelo professor a partir do dia 13 de junho.

domingo, 5 de junho de 2011

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

 

            O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente.
         Atualmente, a causa ambiental está sendo o centro de muitas discussões entre órgãos públicos, iniciativa privada, organizações não governamentais e comunidades locais. Tomar atitudes individuais em prol da preservação do meio ambiente é um grande passo nessa grande luta que se estende por todo o mundo, ajudando a desenvolver a economia e a qualidade de vida das pessoas.
         A responsabilidade social tem impulsionado a cada ano a participação das Instituições, principalmente as educacionais que buscam difundir o conhecimento a cerca do Meio Ambiente em busca do tão sonhado desenvolvimento sustentável.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Serviço de Orientação Educacional


        A Secretaria Municipal de Educação de São Joaquim, trabalhará no segundo semestre com o Serviço de Orientação Educacional, no qual tem como objetivo orientar o educando da rede municipal de ensino a dar continuidade aos seus estudos.
       Será um trabalho de conscientização que envolverá desde os alunos, professores, pais  e direção. Tem como obejtivo fazer com que o aluno continue seus estudos, haverá uma parceria com a rede estadual. O projeto será aplicado para alunos concluintes da oitava série do ensino fundamental da Rede Municpal.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Funcionários da rede pública podem ser inscritos em cursos

Quinta-feira, 02 de junho de 2011 - 17:57
O prazo para a inscrição de funcionários das escolas públicas no Programa de Formação Inicial em Serviço dos Profissionais da Educação Básica dos Sistemas de Ensino Público (Profuncionário) foi prorrogado até 10 de junho. Estados e municípios podem inscrever no curso os trabalhadores que exercem funções técnico-administrativas nas escolas de educação básica.

O Profuncionário é um curso a distância que visa a formação em nível médio dos funcionários de escola que estão em efetivo exercício, em uma habilitação compatível com a atividade exercida na unidade educacional.  De acordo com Helena Costa de Lopes Freitas, assessora da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, “a formação em nível técnico de todos os funcionários é uma condição importante para o desenvolvimento profissional e aprimoramento no campo do trabalho e, portanto, para a carreira”.

O programa estabelece a formação em quatro habilitações: secretaria escolar, alimentação escolar, multimeios didáticos, meio ambiente e infraestrutura escolar. Cada uma das habilitações é composta por 16 módulos: seis da formação pedagógica e dez de formação específica. Um módulo do programa equivale a 60 horas. Assim, tem-se 360 horas no eixo da formação pedagógica e 600 horas no eixo da formação específica, em um total de 960 horas. Essas 960 horas dos módulos somam-se a 300 horas no eixo da prática profissional supervisionada, totalizando 1.260 horas de curso.

Para a adesão ao Profuncionário em 2011, a participação do estado depende do seguinte critério de proporcionalidade: atendimento de 70% da sua rede municipal de ensino e 30% da sua rede estadual. A inscrição no curso é feita a partir do acesso ao Plano de Ações Articuladas (PAR) do estado ou município no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (Simec).

Mais informações sobre o curso podem ser conseguidas pelo endereço eletrônicoEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. do Profuncionário ou pelos seguintes telefones: (61) 2022-8384, 2022-8386.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Obras de referência vão ajudar professores a preparar aulas

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai adquirir obras de referência para ajudar os professores da educação básica regular e da educação de jovens e adultos a preparar planos de ensino e aplicar atividades em salas de aula. “Essa iniciativa foi uma ideia do ministro Fernando Haddad, para estimular a ampliação da oferta nacional de obras pedagógicas que auxiliem o professor com novas técnicas de ensino, como é comum em outros países”, disse Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

O edital do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE do Professor) foi publicado nesta terça-feira, 31, no Diário Oficial da União. O período para a pré-inscrição das obras será entre 18 de outubro de 2011 e 18 de abril de 2012. A entrega dos exemplares para avaliação será entre 15 e 18 de maio de 2012. Após a seleção dos acervos, ocorrem as fases de habilitação e negociação de preços. Posteriormente, vem a produção e distribuição, com previsão de chegada às escolas no primeiro semestre letivo de 2013.

Segundo Rafael Torino, o FNDE está concedendo um prazo longo para as inscrições a fim de viabilizar a elaboração de novas obras e também a tradução de títulos do exterior. “Desejamos novidades. Queremos aproximar o Brasil da riqueza de ferramentas voltadas ao professor que verificamos em outros países”, comenta.

Serão montados acervos para atender a seis categorias distintas: educação infantil (20 obras), anos iniciais do ensino fundamental regular (30 obras), anos finais do ensino fundamental regular (30 obras), ensino médio regular (30 obras), ensino fundamental da educação de jovens e adultos (20 obras) e ensino médio da educação de jovens e adultos (20 obras). Cada editora poderá inscrever até 20 títulos no total, sendo no máximo oito por categoria.

A primeira edição do PNBE do Professor ocorreu em 2010, com distribuição à rede pública até o início deste ano e investimento de R$ 59 milhões. A edição para 2013 deve ter investimentos da ordem de R$ 90 milhões, pois houve incremento no número de títulos e inclusão da educação infantil no novo edital.