quarta-feira, 8 de junho de 2011

Obras complementares reforçam alfabetização nos primeiros anos

A partir de 2013, os estudantes do primeiro ao terceiro ano da rede pública do ensino fundamental terão em mãos mais um instrumento para o reforço da alfabetização. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) vai comprar, no próximo ano, 13 milhões de obras complementares aos livros didáticos nas áreas de ciências da natureza e matemática, ciências humanas, linguagens e códigos.

O edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2013 – Obras complementares) já está disponível no sítio eletrônico do FNDE. Os editores interessados podem inscrever seus títulos de 27 de junho a 27 de setembro. A entrega das obras será de 4 a 7 de outubro. “A proposta é atrair livros com abordagens lúdicas, recursos gráficos e linguagem interessante, para motivar as crianças e auxiliar no processo de alfabetização e no aprendizado”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE.

Serão formados dois acervos por série, cada um com até 30 obras. Os acervos serão distribuídos a todas as escolas públicas que atendam os três primeiros anos do ensino fundamental das redes municipais, estaduais, distrital e federal, na proporção de um acervo para cada turma dessas séries. “O material servirá para atividades individuais e coletivas de leitura, consulta e referência”, diz Torino.

A primeira edição do PNLD Obras Complementares ocorreu em 2010. Na época, foram adquiridos 6,6 milhões de livros, distribuídos para salas de aula de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. “Agora o terceiro ano também será contemplado, pois um parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), de julho de 2010, estendeu o processo de alfabetização e letramento de dois para três anos”, explica Rafael Torino. A previsão de investimento para a compra dos novos acervos é de R$ 55 milhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário